terça-feira, 21 de julho de 2009

Preconceito

Pra mim poucas coisas nesta vida são mais chatas do que conviver com pessoas preconceituosas. O preconceito está quase na raiz do Brasil, mas a pessoa só é preconceituosa se quiser.

Esse tal de preconceito é um sentimento tão mesquinho, tão pequeno que me causa enjôo. Pior ainda quando vem de pessoas estudadas, escoladas ou ditas religiosas. Porque o ignorante não sabe o que fala, então precisamos ajudá-los a ver o mundo de outro prisma.

Aos preconceituosos estudados eu sugiro uma pausa nos livros, no mundo acadêmico e convido a uma viagem ao mundo real. Um mundo que tem diferenças e discordâncias. Sair da bolha e olhar para o mundo, não o seu, mas o que está a sua volta. Não adianta apenas olhar, é preciso sentir, viver, conviver.

Aos preconceituosos religiosos, peço apenas um resgate do que aprenderam mas não compreenderam e não colocam em prática.

Não julgueis, pois, para não serdes julgados; porque com o juízo que julgardes os outros, sereis julgados; e com a medida com que medirdes, vos medirão também a vós. (Mateus, VII: 1-2).

E para todos os outros, caso não tenham conhecimento, relembro: Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito á vida, à liberdade, á segurança e à propriedade (...)CONSTITUIÇÃO FEDERAL Capítulo I - Artigo 5º.

Pense nisso. Ah, pense também em outra coisa: Faça com o outro apenas o que você gostaria que fizessem com você. Simples, né!? Nem tanto. É um exercício diário.

Só pra finalizar. Preconceito é coisa de gente pobre de espírito que acha que pra ser respeitada a pessoa precisa estar dentro dos moldes da sociedade (Alô!? Estamos em 2009!!). Coisa de gente que usa preto e branco sempre pra não errar, pra não fugir do padrão, do pré estabelecido
.
Na verdade eles tem é medo de parecerem diferentes e serem julgados como julgam. É... o feitiço pode mesmo voltar contra o feiticeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário