sexta-feira, 24 de julho de 2009

Burrice funcional

Sabe aqueleas pessoas que são burras de doer. Aquelas que quando abrem a boca, você fecha os ouvidos para não ouvir!? Essas, mesmo. Você conhece uma? Eu conheço várias.

Estamos em 2009 (não me canso de relembrar isso), temos acesso às mais diversas formas de informação: TV,rádio, internet, jornal, revista, um amigo mais culto, livros, bula de remédio, rótulo de shampoo... enfim, tudo é informação. Mas tem gente que não usa nada de nada para sua vida. Jesus, que medo. Livra-me dessas pessoas.

Burrice funcional - meu conceito, que acabei de criar - é aquela de gente que estudou em boas escolas, que têm acesso a todas as formas de informação, que tem dinheiro para investir em cultura, mas acha caro. Acham caro pagar R$ 60,00 num livro ou em assintaura de 4 revistas, mas não acha caro pagar R$ 100,00 por um anel da moda.

Ninguém é obrigado a andar com uma enciclopédia embaixo do braço, para saber sobre todos os assuntos, mas não custa pelo menos saber conversar, se portar, e ficar calado quando não tem nada de pertinente para falar.

Não saber não é defeito de ninguém, mas não querer ou não procurar saber é um dos primeiros sintomas da burrice funcional. Aliás, vamos aos sintomas, fique alerta para ver se você não está pegando. Ah, sim, esqueci de avisa, pega e pega feio!!

- Não ter interesse em saber de nada que dê um pouquinho de trabalho, ler uma matéria de 3 páginas em uma revista semanal, por exemplo é tarefa muito árdua para o indivíduo com essa síndrome.

- Não querer saber nada além do seu ofício. Sabe "cara, crachá!?, então, é isso mesmo. Nada que possa ajudar no seu trabalho ou na sua vida mesmo. Pra quê tanta informação se tem outra pessoa que faça. Dica da minha mãe: pra saber mandar, tem que saber fazer.

- Perguntar pra você o motivo pelo qual você assina 4 revistas de segmentos tão diferentes: semanal, moda, saúde e decoração. Você gosta!? Não, é só pra dar uma pinta na mesinha central da minha casa!

- Ficar chocada com o quanto de dinheiro você "gasta" com livros e falar: queria ler igual a você. Então pega um livro, abre e lê! Simples assim!

- Ficar chocada como você sabe de coisas que ela não sabe. Dãããã... lê infeliz.

- Outro sintoma, muito bem lembrado pelo amigo Bira: preguiça de pensar. Então a pessoa compra uma opinião de alguém, porque não tem capacidade de formar a sua - isso dá muito trabalho - ou então fica calada... melhor assim!

Gente. Não custa nada ler um pouquinho, se interessar por outros assuntos ou por um que seja. Mas cultura e aprendizado não fazem mal a ninguém. Além do mais são as únicas coisas que ninguém pode te roubar, a não ser uma amnésia súbta.

Eu não admito - e aí estou dizendo eu, Juliana (é minha singela opinião) - gente burra, que não quer aprender que tem os sintomas acima...

Mas admito que tudo é uma questão de educação. Vim de uma família de leitores e na minha casa livros não eram enfeites, eram objeto de estudo, leitura e algo a ser compartilhado. Meu pai e minha mãe sempre leram e muito. Meu irmão lê mais de um livro ao mesmo tempo. Meu pai podia nos negar qualquer coisa, mas nunca nos negou um curso, um livro, uma apostila. Há, outra herança de papai!

Mas isso também não é desculpa. Quando a gente cresce pode mudar o jogo, aprender coisas novas e nos libertar de "erros" que nossos pais cometiam.

É só querer!!

2 comentários:

  1. Você esqueceu de um sintoma (na minha singela opinião): Essas pessoas costumam impor assuntos e "comprar" decisões. A burrice funcional está se espalhando mais que o virus H1N1. E os dois matam.

    ResponderExcluir
  2. Pois, é... acho que vou ter que incorporar o texto "questão de opinião" aqui.
    Na verdade, a preguiça de pensar e formar uma opinião, também é sintoma. Ou você compra um de alguém ou fica calado, sem ter o que dizer!

    ResponderExcluir